Não será demais de relembrar que as Piscinas são instalações desportivas muito dispendiosas, quer numa perspectiva de investimento inicial para a concepção e construção, quer numa perspectiva de custos de exploração, sendo igualmente infra-estruturas das mais complexas e onerosas não sendo portanto instalações com um curto período de vida, o que pressupões desde logo, ter de se pensar no seu carácter duradouro e na sua plena rentabilização manutenção
É fundamental e relevante o papel que uma boa Conservação e Manutenção das instalações, desempenham, no sentido de se conseguirem obter os objectivos anteriormente referidos.
A Conservação e a Manutenção, têm de ser aspectos considerados desde o início do funcionamento das instalações e não devem ser encaradas como despesas sem benefícios imediatos(retorno).
No tipo de manutenção que respeita aos trabalhos de caracter diários, terá que existir uma vigilância completa e periódica sobre todos os equipamentos. Os resultados desta manutenção deverão ser registados num caderno de controlo. Neste caderno deverão igualmente estar listadas um conjunto de rotinas diárias de funcionamento da instalação.
Por outro lado é fundamental ir constituindo um "KIT" de material de reserva e simultaneamente preparar o pessoal da própria instalação para possuir a capacidade de resolver de imediato e por si próprios o máximo de problemas de manutenção.
Existem trabalhos de manutenção que embora não constituam uma preocupação diária, têm contudo de ser alvo de uma preocupação a prazo. A periodicidade da Manutenção(Mensal, Trimestral, Semestral ou Anual), indicar-nos-á a necessidade do trabalho a efectuar.
Embora a maior parte destes trabalhos de manutenção, possam ser executados com a instalação a funcionar, outros há que forçosamente só poderão efectuar no período de encerramento das piscinas ao público.
Apresentamos a seguir uma listagem de operações a efectuar aos equipamentos electromecânicos no âmbito da manutenção a prazo: